Vila Nova de Milfontes – A princesa do Alentejo

Rota Vicentina – Segunda paragem 😀

  Adorei esta vila, para mim a vila mais divergente do Alentejo e para muitos a mais bonita daí ter ganho o título de “Princesa do Alentejo”.

 

Aquilo que eu vi e vivenciei,

É uma vila bastante acolhedora. Aquilo que mais gostei foi a diversidade de praias que aqui encontramos. Temos a praia da Franquia – a preferida pelos banhistas, fica mesmo no desaguamento do rio mira. Apenas a 5 metros está a praia do Farol, onde se cruzam correntes de norte e de sul com ondas que vem de todos os lados, água doce, água salgada, onde podemos também admirar a sobreposições de pedras, conhecidas como arte zen. Continuamos a passear, e a mais 5 metros temos o Carreiro da Fazenda, um conjunto de dunas para desbravar até ao mar do Litoral onde se praticam vários desportos. E só a mais uns 10/15 metros está a praia do patacho, onde dizem existir um barco fantasma. Voltando ao ponto de partida podemos ainda visitar a praia das furnas do outro lado da margem do rio.

 

   Vila Nova de Milfontes pertence ao concelho de Odemira, distrito de Beja, região do Alentejo. Esta freguesia situada na costa alentejana está ainda inserida na rota da costa vicentina.

  Eu quis visitar esta freguesia, precisamente pela grande variedade de praias. Com isto quero dizer, posso usufruir do melhor de cada praia num único dia, pois ficam juntinhas umas ás outras. Geralmente as praias lado a lado são bastante semelhantes, o que não acontece aqui!!!!!!

  Assim que nos aproximamos da vila, vamos vendo casas brancas, umas com apontamentos amarelos outras azuis, típico do Alentejo.

 

Tipicas casinhas, Vila Nova de Milfontes

 

  Fiquei uma noite no alojamento local “Sol da Vila” 55€. Pareceu-me um bocado exagerado, visto que tinha-mos de sair às 10H e nem o pequeno almoço estava incluído! O quarto era satisfatório, mas  o valor não era realista. É pena o valor que praticam porque a equipa era excelente e a localização era mesmo o que procurava, mesmo no centro da Vila.

 Após o check-in começa a aventura. Estava desejosa de ir ver com os meus próprios olhos a praia do patacho. Pelo que eu tinha lido, nesta praia naufragou um barco Holandês. Diz-se por aí, que os tripulantes fugiram, devido a mercadorias ilegais e o barco por ali ficou. Agora, faz parte da paisagem da famosa praia Alentejana.

 

Praia do Patacho, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Patacho, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

  Não existe informação de como lá chegar. Eu segui o gps do google maps que me levou até às falésias onde podemos ver o barco. Claro que eu não me contentaria a ver o barco de longe, precisava mesmo de chegar até perto e aqui é que começa o desafio. Não existe escadas para descer até à praia por isso é preciso tomar bastantes cuidados, pois nenhuma das formas é aconselhada.
– Podes descer as dunas pela praia do lado e contornar as rochas que separam as praias de barco ou a nadar (quando o mar permitir), um turista informou-nos que é possível atravessar pela areia quando está maré baixa, mas não era o caso;
– Podes passar por cima dessas rochas, que é o que a maioria faz, no entanto é preciso estar fraca ondulação, pois podes perder o equilibro e magoar-te muito a sério;
– ou podes tentar descer a pé através do rochedo, mas toma bastante cuidado, pois as arribas podem ruir. Lembra-te que quem te avisa teu amigo é!

 

Praia do Patacho, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Patacho, Vila Nova de Milfontes - Portugal

Praia ao lado da praia do patacho

  É um belo lugar, para sentar um pouco apreciar a natureza, escutar  a conversa que se desenrola entre o mar e a areia. Apreciar o pôr-do-sol e fantasiar com aquilo que poderá ter acontecido naquela tarde de 1996.

  Depois voltei ao centro, para passear um pouco pelas ruas e descobrir a freguesia por conta própria. Na verdade descobri que estava a decorrer um concurso da feira nacional de turismo. Os participantes tinham de construir e expor espanta-corsários e espantalhos às suas portas.

 

  Muitos deles tem a bandeira de Portugal, pois Somos Campeões Europeus Futebol (passavam apenas dois dias da Vitória arrasadora frente à França).

  Desci a avenida, até chegar á zona do rio Mira, pois ainda queria visitar o Carreiro da Fazenda e a Praia do Farol mais à frente, tudo no primeiro dia!

  O carreiro da fazenda, é uma zona de dunas que nos leva a uma praia não vigiada de água salgada, com alguma ondulação. O que a torna perfeita para desportos aquáticos. Muitas ondas e poucos banhistas.

 

Carreiro da Fazenda, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Carreiro da Fazenda, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Carreiro da Fazenda, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

  Depois de uma curta visita ao carreiro da fazenda, fomos até à praia do farol. Para mim, esta praia é um pequeno tesourinho. É aqui que se cruzam as aguas que vem de sul, as correntes que vem de norte, e onde desagua o rio mira, o que cria uma mistura de ondas de um lado e de outro, criando uma paisagem singular e harmoniosa.

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

  Em cima do areal, está instalado o Restaurante da Praia, onde podemos petiscar e observar este horizonte.

  O mais engraçado, foi o que encontramos mais à frente do restaurante, torres formadas por equilíbrio de pedras sobre pedras, em grande quantidade. Acaba por ser um marco na Rota Vicentina, parar um pouco nesta zona e construir a sua própria obra de arte. São mesmo muitas as pessoas a deixar a sua marca, pelo que já faz parte da história. A prova disso é que grande parte da praia exibe as obras zen de quem por cá passa. Reparem no tamanho das pessoas na primeira fotografia.

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes - Portugal

 

  Já está na hora de jantar! Recomendo a Pizzaria Cosa Nostra. Fazia já uma viagem de 5horas, para comer a pizza bolonhesa que lá comi, até já estou com àgua na boca só de me lembrar! TOP, nota máxima! Melhor pizza bolonhesa que já provei, e garanto-vos que provo bastantes, visto ser a minha pizza favorita. Podem seguir a pizzaria através do Facebook.

 

Pizzaria Cosa Nostra, Vila Nova de Milfontes

 

  O Fábio comeu uma pizza de fiambre e queijo, também muito saborosa. Para além do jantar estar uma delicia, fomos muito bem recebidos pelos funcionários super atenciosos e simpáticos.

  Para terminar a noite em grande, fomos até ao “Café cá p’ra mim”, beber um café. Gulosa como sou não podia deixar de provar um crepe de chocolate com bola de gelado de limão, HMN muito bom!

 

Café cá pra'mim, Vila Nova de Milfontes

 

  No dia seguinte, começa por tomar o pequeno-almoço no pão café & Companhia. Adorei o design do café, super cute. Os bolos são fabricados lá, e estavam fresquinhos. Não me poupei no pequeno-almoço, mas tem outros produtos mais baratos por lá. Delicioso!

  Aproveitando que estamos em época balnear, fomos até à praia da franquia passar o dia. Esta praia fica na foz do rio mira, de frente para a praia das furnas, também esta muito apetecível. Como o mar é rio, e o rio é mar nesta zona, existe fraca ou nenhuma ondulação, o que faz parecer que é uma linda lagoa de água translucida. Esta praia tem ainda a vantagem de ser vigiada, o que atrai muitas famílias.

 

Rio Mira, Vila Nova de Milfontes

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

  Gosto bastante de percorrer as praias de uma ponta à outra, e nesta, assim que estou a chegar à ao fim percebo que afinal a praia continua com a ajuda de uma passagem em passeio feito por cima de pedras para contornar uma rocha e chegar ao outro lado da praia. Muito giro. É aqui, que se podem apanhar moliceiros para fazer a travessia até à praia das frunas.

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

  Vale a pena fazer a viagem de moliceiro e conhecer Vila Nova de Milfontes numa prespectiva diferente. Existem várias opções, desde subir o rio até Montalvo, ou até Santa Maria e conhecer um pouquinho mais sobre as localidades que rodeiam o rio Mira, ou simplesmente fazer a travessia até à praia das furnas. Estes passeios fazem-se de Junho a Setembro, podes consultar a página do grupo aqui.

 

Praia da Franquia, Vila Nova de Milfontes

 

  No final da tarde, decidimos voltar ao “café cá p’ra mim” e comer uns hambúrgueres antes de voltar para casa. Estava muito bom, e nós gostamos bastante deste pequeno café, é pena que não tenha wi-fi gratuito!

Café cá p'ra mim, Vila Nova de Milfontes

 

Café cá p'ra mim, Vila Nova de Milfontes

 

  Antes de fazer uma longa viagem, encontrei um cafezinho perto, super charmoso “Stress Free”. Para além do atendimento rápido na esplanada, ainda forneciam a senha wi-fi!

Café Stress free, Vila Nova de Milfontes

 

ÉPOCAS FESTIVAS DA FREGUESIA:

15 Julho – Marchas Populares do Alentejo

8 de Agosto – Festa à Nossa Senhora da Graça – Padroeira da Freguesia Milfontes

8 de Setembro –  Nossa Senhora da Piedade – Odemira

21 Novembro – São Pedro – Odemira

Vila Nova de Milfontes

 

  O QUE MAIS GOSTEI

  Eu tinha na cabeça conhecer a praia do patacho, e tenho de dizer que adorei! Embora hoje em dia, em fotografia e video, podemos ter uma pequena ideia da sensação de estar naquele lugar. Na verdade, no próprio lugar, com a luz, a brisa, os cheiros a maresia, tudo é diferente. Adorei aquele lugar, e daqui a uns anos, irei por lá passar para ver a diferença que o tempo irá provocar naquela pequena surpresa de Milfontes.

  Bem, eu adoro praia. E de Milfontes só tenho maravilhas a dizer, desde praias para banhar ou apenas apreciar a paisagem. Preferencialmente a praia da franquia para dar uns mergulhos, e a praia do farol para apreciar as lutas das correntes.

  E por último, mas muito importante, a Pizzaria Cosa Nostra!!!! Passem lá para provar, vão ver que não estou a mentir!

 

BONS MERGULHOS! 

 

28 Comentários sobre “Vila Nova de Milfontes – A princesa do Alentejo

  1. Good day! Fantastic post! I adore strategy that you detailed Vila Nova de Milfontes.
    Awesome! About how did you become this kind of incredibly good ability
    as a copywriter? Is this one aptitude as well consequence
    of diligence.
    I wish Essential the outstanding writing skills. I’m a beginner when i require come up with a huge amount of reports generally
    .
    Yet somehow, in any case, it’s genuinely so what a specific on this
    estore proofreading services reviews. This is a overview reputable company which big
    operate is always to investigate sending corporations and examine the
    grade of the products

  2. Oi estão usando WordPress para seu local plataforma? Eu sou novo no mundo do blog, mas estou a tentar começar e criar meu próprio.
    Você exigem qualquer codificação html conhecimento para fazer seu próprio blog?

    Qualquer ajuda seria realmente apreciada! http://www.indosilica.com/testimoni

  3. Pingback: Homepage
  4. Greetings from Idaho! I’m bored to death at work so
    I decided to check out your blog on my iphone during lunch break.
    I enjoy the information you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m amazed at how quick your blog loaded on my cell phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, fantastic blog! http://www.garciaadvocacia.com.br/

  5. The publish on Vila Nova de Milfontes tackles the topics of existing
    passions. Since there are alterations built to education method recently it’s tricky to keep up and grip the
    central basis from the troubles. That is what I like about the
    blog. https://goo.gl/gZaQYA

  6. I hae been suirfing onlne more tha hree hurs thgese days, yeet I nefer discovered anny interesing article lioke yours.

    It’s bedautiful price sufficiet ffor me. Personally, iif all wwebsite ownets
    annd bloggers made juset rivht content material ass you probably did, tthe wweb wikll probably bee
    a lot mor helpful thgan evedr before. Everyoje lolves what youu guys tend too bee upp too.
    Thiss typoe oof clevr work aand reporting! Keeep
    upp the reat orks gus I’ve addd youu guyhs tto myy personl blogroll.
    Hi there, I loog onn too yojr bloog regularly.
    Youur story-telling syle iss witty, eep it up! http://cspan.org

    1. Hi Antje,

      Your comment is comforting. Knowing that someone follows my articles, and who likes my work is excellent news.
      Many thanks for your affection. Continue to visit us and share your opinion.

      We are together on this trip

      Kisses
      ANA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.