Fortaleza de Sagres – A Voz do Mar

    O monumento “A Voz do Mar”, o meu favorito de todo o Algarve.

Este monumento faz-me sempre passar na Fortaleza de Sagres, cada vez que vou ao algarve!
Um momento mágico, que jamais esquecerei. É na verdade para mim, o monumento mais inteligente do nosso século!

  Aquilo que eu vi e vivenciei,

  A explosão de água mais emocionante que vivi. Não sabia se havia de sentir medo pois a força do mar impõe respeito, se paixão por um ato tão extraordinário da natureza ou se me deixava levar apenas pelo momento de adrenalina. Cresceu uma vontade enorme de bailar com o mar sobre as grelhas que me protegiam… como se fosse uma criança imprudente a brincar nas poças enquanto chove.

  Uma chuva invertida e salgada, que nada podia molhar mais do que já estávamos. Naquele momento esquece-se a câmera, esquecem-se as fotografias ou os videos, apenas aproveitamos a loucura. Só nós os dois e a natureza, como se ela celebrasse a nossa chegada. Um momento só nosso, único, que gostava de poder repetir! Este é daqueles momentos que tem tudo para dar errado mas deu certo, muito certo!

  E a voz do mar é isso mesmo, uma voz de timbre doce que nos conta ao ouvido timidamente umas vezes outras não, a sua história.

“Não há nada mais bonito do que a forma como o oceano se recusa parar de beijar o litoral, não importa quantas vezes é mandado embora.” – Sarah Kay

  Envolvida a escrever este artigo, cai-me uma lágrima de saudade de um momento que se voltar a repetir nunca será exatamente igual!

 

   A Voz do Mar está construída no Concelho mais a sudoeste de Portugal- Fortaleza de SAGRES!

  A Fortaleza de Sagres, está enraizada no cabo de Sagres no concelho Vila do Bispo. Apesar de pertencer á região do Algarve, também faz parte da rota Vicentina está presente nos mapas como fazendo parte do parque natural do sudoeste alentejano e costa vicentina. A fortaleza está construída sobre grandes falésias, proporcionando uma ambiciosa vista panorâmica. (Patrimônio Europeu)

    É bem fácil lá chegar. Se vens de Este, usas a estrada nacional 125. Se vens de Norte usas a estrada nacional 268. Estas duas nacionais cruzam-se a certo ponto e é só seguir sempre em frente em direção a Sagres. Existem bastantes indicações por todo o caminho. O google maps leva-te lá direitinho!

  Assim que chegamos, ainda antes de entrar na fortaleza, dá logo vontade de ir espreitar as falésias de um lado e de outro, saltitando por entre as pedras. Do lado direito, temos a praia do Tonel, bastante procurada pelos surfistas. E do lado esquerdo temos a praia da Mareta.

 

Praia do Tonel

Praia do Tonel, SAGRES, Vila do Bispo em Faro Portugal - ALGARVE

Praia do Tonel, SAGRES, Vila do Bispo em Faro Portugal - ALGARVE

 

Praia da Mareta

Fortaleza de Sagres - Portugal

Praia do Tonel, SAGRES, Vila do Bispo em Faro Portugal - ALGARVE

CABO SAGRES, Vila do Bispo em Faro Portugal - ALGARVE

A fortaleza está fortificada por altos e cumpridos muros, mas com design muito simples. Das Três vezes que lá fui, havia obras, num lado ou noutro pelo que não tenho muitas fotos. Mas o que vale mesmo a pena é a natureza, as paisagens, a melodia das ondas do mar!

Fortaleza de Sagres, Portugal

Rosa dos Ventos - Sagres Portugal

Fortaleza Sagres, Portugal

Fortaleza de Sagres, Portugal

Fortaleza de Sagres, Portugal

Fortaleza de Sagres, Portugal

Fortaleza de Sagres, Portugal

Fortaleza de Sagres, Portugal

Fortaleza de Sagres, Portugal

 

Ao longo da Fortaleza, vamos encontrando lindos cenários e belas paisagens. Existem também várias espécies de aves abrigadas por aqui, pelo que encontramos sempre alguma a cantar ou a posar para a fotografia.

 

A VOZ DO MAR

  O monumento “A Voz do Mar”, na verdade nem parece um monumento. Como tudo estava em obras, parecia mais uma obra incompleta ou abandonada. Tanto é que muita gente lhe passou ao lado. De longe parece um muro de cimento, mais perto parece apenas um labirinto. Mas tudo isto tem o seu propósito.

A Voz do Mar, Sagres Portugal

A Voz do Mar, Sagres Portugal

A Voz do Mar, Sagres Portugal

 

  Muitos dos visitantes, principalmente os que não sabem ler português, pensam que o monumento termina ali naquele hall vermelho, e não entendem a beleza extraordinária do monumento. Ele é feito desta forma, especialmente para aumentar o som de um buraco na falésia com um canal até ao mar. Desta forma, o efeito búzio realça o som das ondas a subir pelo canal. No entanto, quando o mar não está bravo, não é possível ouvir, daí muita gente não entender, aquilo que para mim é o monumento mais inteligente do nosso século.

  Este monumento está construído por cima de uma gruta com mais de 50 metros de profundidade. A sua construção de forma espiral realça o som das brincadeiras do mar. Em dias de mar bravo, a água sobe de tal forma que é possível saltar água no centrinho do monumento.

  SUPER DICA D’ANA: Visitem o monumento, preferencialmente numa estação fria, num dia em que o mar esteja mais bravo. Já lá estive no Verão e no Outono. Sem dúvida, que é muito mais bonito no Outono. Estava a chover, mas talvez isso tenha ajudado o momento a ser mais mágico ainda. 

  Ainda na fortaleza, existe um outro canal até ao mar, onde é possível sentir o vento e o som da força do mar.

Fortaleza de Sagres - Portugal

 

    A Fortaleza de Sagres é um sitio lindíssimo para passar um fim de tarde, apreciar a paisagem e especialmente para assistir ao por do sol. 🙂

 

Fortaleza de Sagres - Portugal

Fortaleza de Sagres - Portugal

Fortaleza de Sagres - Portugal

Fortaleza de Sagres - Portugal

Pôr-do-sol por Ana Madureira

 

A entrada na fortaleza é uma pechincha, um valor simbólico para ajudar a manter o lugar! Pagamos uns míseros 3€ cada um. Pena que não podemos entrar em nenhum espaço fechado, pois estava tudo em obras, como de costume. Mas para mim vale sempre a pena, pela vista e pela Voz do Mar. Quem estiver interessado apenas na vista, e não quiser pagar o valor, pode desviar-se um pouco até ao Cabo São Vicente – belas paisagens apenas a 5Km.

  A fortaleza do cabo de sagres é ainda mais vigorosa devido à Voz do Mar. Diferente das outras fortalezas portuguesas, temos o efeito búzio construído e pensado pelo arquitecto Pancho Guedes.

 

Atentos à VOZ DO MAR!!

 

7 Comentários sobre “Fortaleza de Sagres – A Voz do Mar

    1. Espero que esteja mar bravo para passares pela mesma experiência que eu! Beijos, Boas Viagens ♡

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.