Tavira – Pego do Inferno

    O Pego do Inferno, um segredo bem guardado de Tavira. Decidi ir conferir os boatos sobre a cascata secreta de Tavira. É VERDADE, a água é mesmo daquela corzinha no meio do azul turquesa e do verde esmeralda! Fiquei verdadeiramente encantada com este lugar, onde a beleza é toda natural!

 

  Isto seria algo que eu escreveria à cerca do Pego do Inferno à alguns anos atrás quando o visitei. Para muita pena minha, quando pensei que ia rever algo da minha infância, fiquei completamente desapontada com a junta de freguesia de Santo Estêvão e câmara Municipal de Tavira. Ao que vim a apurar, existiu um incêndio na zona, que destruiu o caminho para o pego. Para muita pena minha, este fantástico lugar ficou ao “abandono”. Demasiada vegetação, tanta, que nem sequer encontrava o caminho! Não existe mapa, indicações, ou a própria ponte e escadas, pior, o acesso á ponte (cheia de buracos) nem sequer está vedado.

 

Pego do Inferno, Tavira

 

  Mas, nem tudo são más noticias! A água azul esverdeada ainda está lá à tua espera, só tens de fazer um desvio maior para lá chegar. Ou seja, a natureza já se recompôs do incêndio. O lugar, está lindo! Óptimo para uns bons mergulhos e um piquenique entre amigos.

 

 

  O google maps levou-me direitinho até aos parques de estacionamento, depois é só seguir uma subida de terra batida, orientei-me através dos caminhos formados no meio da vegetação, e segui o som da água. O percurso não é difícil, contudo é cansativo se forem carregados com térmicas e lancheiras.

 

Pego do Inferno, Tavira

 

Pego do Inferno, Tavira

 

Pego do Inferno, Tavira

 

Pego do Inferno, Tavira

 

Pego do Inferno, Tavira

 

    E então, depois de muitas voltas, subidas e descidas encontramos!

 

Pego do Inferno, Tavira

 

Pego do Inferno, Tavira

 

  Eu lembro-me de pequena, que existia uma lenda sobre esta cascata. Dizia-se que não tem fundo, daí o seu nome. Os antigos diziam que o pego não tinha fundo, por lá terem desaparecido pessoas, e os seus cadáveres nunca encontrados. Infelizmente não me cruzei com nenhum Tavirense para perguntar!!!

 

  SUPER DICA D’ANA: Não vás em dias muitos quentes, pois as caminhadas tornam-se mais cansativas, e é possível que a cascata esteja seca.

 

Pensa que é uma aventura na floresta, e diverte-te a procura do tesouro secreto de Tavira!

 

BOA CAÇA!

1 Comentário sobre “Tavira – Pego do Inferno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.