O Nosso Cristo Rei

Cristo Rei, o monumento que nos une diretamente ao nosso país irmão Brasil!

Mesmo aqueles que não seguem a religião deviam poder apreciar monumento tão maravilhoso como este, subir ao topo e apreciar a majestosa vista de 360º.

 

  Aquilo que eu vi e vivenciei,

  Uma experiência de quase voo. Vista além fronteiras oceânicas. Vi o coração de Lisboa aos olhos do Cristo Rei. Um momento de grande reflexão, pedidos e promessas, desejos e cedências.

  Respirei fundo sobre o Tejo, sobre uma linda e verde paisagem, sobre as maravilhosas construções do Homem, sobre a paz do céu azul quase branco, SOBRE LISBOA!

  Dois medos SUPERADOS numa só manhã.

 

  Este monumento foi inaugurado em Maio de 1959 na presença de mais de 300 mil pessoas. O que mais me comoveu foi descobrir que o Cristo Rei foi construído em modo de agradecimento por Portugal não ter participado na segunda guerra mundial, uma forma dos crentes agradecerem ao sagrado coração de Jesus a sua bondade para com o povo português. No entanto, este monumento já era à muito desejado por D. Manuel Gonçalves Cerejeira desde que viajou até ao Brasil e conheceu o Cristo Redentor do Corcovado ficou rendido á sua beleza. Desde então colocou mãos à obra para recriar essa mesma obra em Portugal.

  O Santuário Nacional de Cristo Rei fica em Pragal no concelho de Almada.

  Se estiveres de carro, podes utilizar a aplicação do google maps como GPS, leva-te até aos portões. Por outro lado, se estiveres de visita a Lisboa podes apanhar um barco em Cacilhas fazer a travessia do Tejo por 2.50€ ida e volta e apanhar o autocarro 101 que te leva até à porta do Santuário. Se não gostas de barcos, também podes apanhar o comboio que passa pela ponte 25 de Abril e sair na estação Pragal e de seguida apanhar o autocarro 101.

  Eu decidi ir de barco e gostei bastante, mas certamente a experiencia de passar na ponte 25 de Abril de comboio também é única.

 

dscf6422

 

  A visita pelo Santuário é gratuita, excepto se quiseres subir ao topo nesse caso terás de pagar 5€.

  No jardim do santuário temos algumas esculturas como a estátua de Virgem Maria, o sagrado coração e a Cruz Alta (anteriormente pertencia ao santuário de Fátima).

 

dscf6382

dscf6438

 

  No interior do Cristo Rei podemos visitar a sala Beato João XXIII e apreciar os belíssimos quadros e o altar do Santíssimo Sacramento onde podemos escrever um desejo e uma intenção e deixar na caixinha para o efeito.

img_20160814_102828

 

  Já no patio do Cristo Rei temos uma capela dedicada aos confidentes do sagrado coração de Jesus e uma lojinha de recordações no piso de baixo.

 

Curiosidades:

  A obra foi construída a cerca de 113 metros acima do Rio Tejo. Tem 75 metros de altura total, e o Cristo Rei tem 28 metros. O monumento foi pensado e construído pelos engenheiro Francisco de Mello Castro, arquitecto António Lino e escultor Francisco Franco Sousa.

O Cristo Rei está virado para Lisboa, daí proporcionar uma vista fantástica para a zona de belém e Lisboa.

 

  Bem, depois de comprado o bilhete para subir ao topo é só esperar pelo elevador! O elevador leva-nos até um certo andar e depois temos de subir algumas escadas super claustrofóbicas. Depois de passar por este mini-terror claustrofóbico é que vinha a conquista do meu verdadeiro medo, pensava eu! Na verdade, não senti medo nenhum, apesar de estar a mais de 100 metros de altura sentia-me super segura.

  E lá estava eu no altos, super animada e feliz por ter superado o meu medo tão facilmente e só pensava em vocês! É verdade, pensava na excelente noticia que tinha para vos dar: MESMO para quem tem vertigens, podem subir tranquilamente. Costumo ter vertigens a partir do 6º/8º andar, o que seria tipo 40 metros de altura no máximo, e lá estava completamente na boa. É um lugar cheio de energias positivas e mais importante super seguro!

  Lá em cima, o muro é bem alto, e existem umas grades protetoras mais altas ainda, por isso segurança não falta.

dscf6487

 

  Superados os medos, é só usufruir da majestosa vista de 360º.

 

Vista sobre Lisboa do Cristo Rei

Vista sobre Lisboa do Cristo Rei

Vista sobre Lisboa do Cristo Rei

Vista sobre Lisboa do Cristo Rei

 

Sente as energias do Cristo Rei!

3 Comentários sobre “O Nosso Cristo Rei

    1. Obrigado pelo apoio Paula. Espero que tenhas gostado e que continues a seguir-me todas as 6°feiras às 22H. Beijinhos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.