As 10 melhores praias Alentejanas

O Alentejo é uma grande e bonita região no sul de Portugal. Ricos em cultura e gastronomia, mas também em praias!

 

  Aqui à uns dias, à conversa com um amigo, fiquei a saber que ele e alguns presentes não sabiam que o Alentejo não é só o interior! Não faziam a menor ideia que a costa Alentejana tem algumas das mais belas praias do país !!!!

  Bem sei que em outros assuntos entenderão mais do que eu, mas a título de brincadeira decidi dedicar-lhes este artigo! Aqui vão as melhores praias do Alentejo 😀

 

10. Praia de Almograve

  A praia de Almograve merece sem dúvida ter o seu lugar neste top melhores praias do Alentejo. É uma praia de extenso areal mas com algum carisma das rochas alentejanas, muitas das vezes formando piscinas confortáveis que fazem a alegria não só dos mais pequenos mas também a nossa sejamos sinceros 😛

  Fica na freguesia de Almograve, concelho de Odemira e distrito de Beja – Alentejo Portugal.

 

 

 

9. Praia da Comporta

  A praia da comporta, faz lembrar o paraíso! Uma praia de areia fina e dourada entre as dunas, longe das grandes construções do homem. Uma imensidão de mar. Toda esta imagem é acompanhada de guarda-sóis de palha e cadeiras confortáveis que nos transmite aquela sensação “passava aqui a minha vida”!

  Uma das coisas que mais gostei, foi assistir ao por-do-sol nesta praia. Como vivo no litoral-norte de Portugal, na minha cidade o sol desaparece no mar e sempre achei que fosse a forma mais bonita do sol se despedir, contudo nesta praia vi o sol por-se por detrás da estremadura junto às serras entre mim e o mar, um momento muito bom de apreciar!

  Fica na freguesia da Comporta, concelho de Alcácer do Sal e distrito de Setúbal – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

8. Praia do Farol

  Esta praia marca a diferença! E foi por isso que tanto gostei dela. Tenho de destacar o seu espírito zen, onde são empilhadas pedras por todos que lá passam na tentativa de deixarem o seu contributo. Mas não posso deixar de falar do seu lado louco e agitado, ondas que vem de todos os lados!! Nesta praia cruzam-se correntes de norte e de sul e ainda desagua o rio mira por isso é só escolher se quero surfar nas correntes do norte, dar cambalhotas com as ondas do sul ou se simplesmente refrescar-me nas águas do rio.

  Fica na freguesia de Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira e distrito de Beja – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

7. Praia dos Alteirinhos

  A Cascata dos Alteirinhos, fez-me despertar o interesse em visitar esta praia. Em plena praia e logo que descemos as escadas do lado esquerdo lá está a queda de água dos alteirinhos que desagua no mar. A caminho do mar vai criando um riacho quase sem corrente onde brincam as nossas crianças e os nossos patudos! Sim patudos, como a praia não é vigiada podemos levar o nosso melhor amigo.

  Continuando a explorar a praia, encontramos uma zona de piscinas embora seja preciso trabalhar as perninhas para lá chegar a subir e a descer rochedos.

  Fica na freguesia de Zambujeira do Mar, concelho de Odemira e distrito de Beja – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

 

6. Praia do Patacho

  Fantasmagórica é o título perfeito para esta praia. Primeiro obviamente pelo famoso barco abandonado, hoje em dia já muito deteriorado que chama a atenção de todos aqueles que adoram fotografar. E segundo, porque de facto não havia viva alma! Em pleno mês de Julho não se via um banhista. E é bem fácil de deduzir o porquê, porque bem pertinho desta praia encontra-se uma praia perfeita para banhos que está em 3º lugar deste top.

  Fica na freguesia de Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira e distrito de Beja – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

5. Praia da Zambujeira

  A grande praia da Zambujeira do Mar. Esta praia é enorme e por isso já mostra o potencial para explorar e executar várias atividades. O centro da praia é o seu lado mais conhecido, principalmente para a prática de desportos aquáticos. Mais a sul torna-se a praia ideal para famílias, os papás, ao pé do riacho que por lá desagua constroem pequenas piscinas. E acreditem o pequenos nunca abandonam este lugar, passam horas a brincar. Para os mais românticos o lado norte é perfeito. Explorando por entre os rochedos chegam a uma praia secreta onde a mãe natureza foi super generosa. Forma-se aqui uma baía com uma pequena queda de àgua, AH, música para os meus ouvidos, o cantinho mais bonito da praia! 🙂

  Fica na freguesia de Zambujeira do Mar, concelho de Odemira e distrito de Beja – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

 

4. Praia de Tróia

  A península dourada de Portugal. Uma península parcialmente formada por reservas naturais de dunas. Que bom relembrar aquela água clarinha e morna, o luxo português. Mais uma praia que faz lembrar o paraíso, só faltava as duas palmeiras e a rede! Se decidirem fazer um passeio de barco com sorte ainda conseguem ver os Golfinhos do Sado.

  Deitada na areia quente e deslumbrada com a envolvente aprecio de longe a serra azul e verde, a Serra da Arrábida do outro lado do rio Sado!

  Fica na península de Tróia freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola e distrito de Setúbal – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

 

3. Praia da Franquia

  E tão rápido chegamos ao top 3.

  E em terceiro lugar, está a praia da Franquia! Esta é a praia ideal para famílias com crianças ou adultos que não saibam nadar. É uma praia fluvial, que se encontra na foz do rio Mira, onde se forma uma baía com menos corrente e onde podemos andar bastante que a água continua-nos pela cintura. A água é translúcida e convida-nos para banhos. Aqui já vai ser mais difícil encontrar um cantinho para estender a toalha, portanto lembra-te de ir cedo!

  Fica na freguesia de Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira e distrito de Beja – Alentejo Portugal.

 

 
   
 

2. Praia da Samouqueira

  E os habitantes de Porto Covo que já começavam a ficar aborrecidos já podem soltar um sorriso, porque em segundo ficou a Praia da Samouqueira uma das mais bonitas e famosas de Porto Covo.

  É uma praia bem grande, com espaço para muitas famílias! Grande parte do seu encanto está nas formas estranhas mas belas dos rochedos que a envolvem. A sul, como podem ver na primeira fotografia formam-se duas grandes lagoas. Uma completamente azul e outra vermelha devido às algas que lá se juntaram. Esta praia convida a caminhadas não só pela areia mas também pelas falésias onde muitas vezes deparamo-nos com paisagens maravilhosas da costa Alentejana.

  Fica na freguesia de Porto Covo, concelho de Sines e distrito de Setúbal – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

1. Praia dos Buizinhos

  E em primeiro lugar deste top 10 melhores praias Alentejanas, a praia dos Buizinhos!

  Apesar de não ser uma praia vigiada, e para muitos seria importante que fosse, para este top é exatamente o contrário! Quando pensamos em ir à praia, queremos perto de nós as pessoas que mais gostamos e não queremos deixar o nosso melhor amigo em casa sozinho. Pois é, e hoje em dia todas as praias com concessão proíbem a entrada a animais! E esta praia reune vários aspetos confortantes para passar um dia divertido.

  É uma praia protegida por falésias, por isso não se faz sentir o vento. Quando a maré está cheia forma-se uma grande piscina azul para uns bons mergulhos. Na maré baza é preciso ter cuidado pois existem algumas pedras. BEM, falésias, rochas e pedras já vos faz lembrar alguma palavra certo? Explorar! Pois é, escalando os rochedos podemos passar para outra praia ou chegar até varandas para apreciar a paisagem oceânica. Tudo isto, com a companhia do vosso melhor amigo 😉

  Fica na freguesia de Porto Covo, concelho de Sines e distrito de Setúbal – Alentejo Portugal.

 

 

 

 

 

Se quiseres saber mais sobre o Alentejo lê os nossos artigos (Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Tróia, Costa Vicentina, Évora)

Obrigado pela visita, deixa a tua opinião e partilha-a com os teus amigos! 😉

 

Explora o Alentejo!

 

4 Comentários sobre “As 10 melhores praias Alentejanas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.